Insights imperdíveis sobre inovação no setor de saúde

O segmento da saúde está passando por uma grande revolução - e implementar a transformação digital na área hospitalar tem sido um desafio. No novo episódio do nosso podcast Exponencial by TOPMIND, com @marceloapolicarpo (fundador da Exponentia Consultoria) e @haroldsneto (fundador da @metanoia.digital) conversamos com Ricardo Vanicelli (da Rede Santa Catarina) e compartilham insights imperdíveis sobre inovação nesse setor.

Vanicelli explica que hoje o principal ponto de atuação é entender as principais dores não só dos profissionais de saúde, mas também dos pacientes. Após descobrir essas dores, usar a tecnologia e as parcerias para promover essas melhorias sociais.

Por exemplo, a evolução da jornada de como coletamos, armazenamos e transmitimos as informações do paciente. Reduzindo custos, ruídos e tornando mais fácil contar com a ajuda de profissionais de diferentes localidades para investigar alguma condição mais instigante. Isso também permite prever algumas situações e agir antes delas acontecerem.

O foco da jornada no paciente não é focada na venda e sim na experiência. Ninguém vai lá por desejo, como fazer compras, geralmente vão quando é preciso. Só por isso, já é preciso olhar de uma forma diferenciadas para essa jornada. Como deixá-lo menos preocupado? Mais informado? Acelarar ao máximo etapas como cadastro, checkin, para reduzir o estresse e gerar um conforto melhor?

A medida que você vai dando mais e mais visibilidade ao paciente, mais seguro ele se sente.

Outra mudança implementada foram formas de manter os familiares informados de forma rápida, assim permitir que eles fiquem mais próximo. Notamos, inclusive, até uma melhora na recuperação dos pacientes.

Mas, promover essas transformações começou na dificuldade em mudar a mentalidade das pessoas da importância de sair da zona de conforto e buscar essas inovações. Ter um gestor que nos ajudou nessa frente fez toda a diferença, olhar para a modernização dos sistemas e ferramentas. Era preciso asfaltar antes a estrada para depois percorre-la.

Importante pensar na escala de transformação digital. Não dá para chegar no ponto Z, sem passar pelo A, B... Além disso, não fazemos apenas para fazer média, tem que ter claramente um benefício para a empresa e os pacientes.

Quando você começa a ouvir é que faz a diferença, que nasce a credibilidade. A tecnologia vem depois, para viabilizar o compromisso.

Nisso tudo, a preocupação na substituição das pessoas por tecnologias, como a Inteligência Artificial, crescem. Mas elas não vão substituir, vão agregar e ajudar, principalmente na parte preditiva. Tudo para enriquecer a experiência do paciente.

Na área de inovação tem mais erros que acertos, então tem que gerenciar expectativas e frustrações. Provavelmente não será rápido e exigirá novas formas de monetização. Essa jornada não é simples.

Case bônus: a ação que mais valorizou foi da Domino's, tudo porque eles incluiram um tracker de delivery nas suas entregas. O poder da informação e transparência.

Siga nosso perfil: https://www.instagram.com/exponentia_consultoria

Image About

Assine nossa
newsletter

Assine nossa newsletter e se mantenha informado com nossos conteúdos 100% autorais, feitos com análises, curadoria de informações e garantia de fontes confiáveis.

Política de Privacidade